Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Um quarto em Azul Navy

Nem sempre conseguimos ser certeiros no nome que damos a determinada cor, por isso cada nome que se escolhe para indicar um certo nome de uma cor ou de uma tonalidade, serve apenas para termos uma ideia mais próxima dessa cor, (por associação a objectos ou elementos da Natureza que a têm, etc)  e do que é necessário para pintar as paredes de uma ambiente. 
Por isso, neste artigo refiro-me ao Azul Navy, como um tom de azul escuro acinzentado, que pode ser mais ou menos intenso conforme os catálogos de cores de cada marca de tinta.  Nas imagens ela está bem ilustrada...


No entanto, uma tonalidade com esta características, tal como todas as cores, tem propriedades únicas.   Neste caso é uma cor que reflecte distinção e uma certa passividade.  Um tom frio que escurece os ambientes mas que dá um toque elegante muito especial.

É recomendado para estúdios, quartos e salas, embora também possa utilizar-se noutras divisões.   Geralmente deve ser acompanhado com outras cores para não criar um ambiente demasiado monótono ou escuro.   O branco traz a luz que é absorvida pela cor azul e produz um marcado contraste... é o companheiro ideal.   Outras combinações podem fazer-se com creme, bege ou cinzas suaves. 



O ambiente onde se vai aplicar este tom de azul deve ter uma abundante iluminação natural.  De contrário,  tornar-se-à pouco iluminado e a cor azul navy não poderá ser apreciada correctamente.   As janelas do ambiente devem, de preferência, estar orientadas ao sol, com cortinados leves e de cores claras.

Se forem incluídos compementos decorativos em tonalidades quentes, tornam o ambiente mais vivaz e atracttivo, cortando a seriedade do azul.  Estas cores podem ser o laranja, rosa, fucshia, amarelo, púrpura, ocre, vermelho ou verdes suaves.  Estas cores junto do azul navy ou junto da cor mais neutra (branco, cinza, etc...), poderão dar mais cor ao esquema cromático da divisão.


Sem comentários:

Enviar um comentário