Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Como escolher quadros para decorar os seus ambientes

A escolha de quadros para a sua casa pode ser uma aventura emocionante e uma fonte de prazer que durará por muitos anos. A chave  para o sucesso é descobrir que tipo de arte gosta,  como ela se irá encaixar com o resto dos seus planos de design de interiores e como expôr os quadros para um melhor efeito no seu ambiente.

 
Que tipo de arte lhe agrada ?
Se visita regularmente galerias e museus, provavelmente já tem uma boa ideia sobre que tipo de recursos de arte  prefere. Se não, há muitas oportunidades para descobrir arte dentro da sua própria comunidade, em exposições e feiras locais de arte. Mesmo em pequenas cidades, há geralmente espaços de galerias sem fins lucrativos. Até os cafés e restaurante locais, podem muitas vezes apresentar obras de artistas da terra. 
Nas grandes cidades, as galerias realizam frequentemente ou periodicamente as "Gallery Nights", onde todas as galerias têm recepções de porta aberta na mesma noite. É uma óptima maneira de ver uma grande quantidade de arte num curto espaço de tempo.
Hoje em dia há ainda melhor, pois a internet oferece a maior variedade de arte disponível no mundo inteiro. Pode visitar sites de museus online,  ver obras-primas de eras passadas, entrar em galerias online  e visitar centenas de sites de artistas individuais.  Uma vantagem de usar a internet é que  pode procurar o tipo específico de arte em que  está interessado, bastando pesquisar pelo género...  se é  fotografia,  impressionismo, esculturas de bronze,  pinturas realistas, pinturas abstractas, pinturas texturadas, etc.  Quando encontrar um site de arte que lhe agrade, é aconselhável que o adicione aos seus "Favoritos" ou "Marcadores" para poder visitar as novidades regularmente.  Se visitar um site de grupo irá ainda encontrar  links para muitos, muitos mais.  E tem ainda, mais recentemente, os sites de artistas individuais que vão expondo as suas peças a peços muito acessíveis.


Devo procurar arte que se enquadre no meu ambiente ou fazer com que o meu ambiente se ajuste à arte ?
 
Como adoro pintar, certamente preferiria que todas as pessoas comprassem a arte que verdadeiramente amam, aquilo que lhes "toca lá dentro", e em seguida encontrassem então um lugar lá em casa para a colocar.  
Porque é certo, quando sentimos fortemente uma atracção para determinada peça de arte, seja ela pintura, escultura, o que for, é seguir o nosso instinto, a nossa alma.  Se ela se sente atraída por determinada peça, seja pelas cores, pelos traços, pelo volume, textura, ou porque traz boas recordações... está mais que visto que será esse  o caminho a percorrer.  É apenas seguir o coração.

Mas... depois lá vem a razão, o pensamento... a pessoa começa a pensar "adoro aquela pintura/escultura, mas será que vai funcionar na minha casa, irá condizer com o sofá, com os móveis e o tapete ?" E aí, pronto!  Já está em andamento outro processo!  A  pessoa realmente sentiu a atracção "fatal" para aquela peça mas surge a dúvida,  porque pensa colocá-la em determinada parede e ela poderá não  funcionar com os restantes elementos da decoração.  Com "poderá não funcionar" quero dizer que essa peça de arte poderá ficar deslocada na divisão.   Colocar peças de arte em determinados locais com uma envolvência errada, pode realmente diminuir  a sua beleza e impacto. 



Então o que poderá fazer, se levou para casa um quadro pelo qual se apaixonou e depois o quadro choca com o restante ambiente da divisão ?

Primeiro, experimentar pendurar a pintura em vários lugares da casa, simulando em diferentes paredes.   Poderá ficar óptima num lugar em que  nem  sequer tinha planeado pendurá-la. Se não consegue encontrar o lugar onde a pintura esteja no seu melhor, pode precisar de fazer apenas algumas mudanças simples no ambiente.  
Por exemplo, mudar o sítio de um móvel,  retirar um papel de parede estampado, dar um jeito na pintura da divisão, aproveitando para colocar uma cor neutra ou uma tonalidade que combine com uma cor existente na pintura.  Vai valer a pena fazer estas mudanças, não só para renovar o "look" do ambiente, mas porque depois poderá apreciar devidamente a arte que comprou para o seu lar. 
Às vezes, a iluminação correcta é a chave para  mostrar a arte no seu melhor. Pode até achar que dirigir a iluminação directamente sobre a arte é tudo o que precisa para a expôr em todo o seu esplendor.
Mas atenção, se colocar uma obra de arte com luz solar directa,  ela pode ser afectada pela luz ultravioleta e pode desbotar ao longo do tempo. É muito importante ter isto em conta sobretudo no caso de obras em papel ou outra arte mais delicada como por exemplo as aguarelas, que  devem ser protegidas e expostas apenas debaixo de vidro ou acrílico.
Como escolher a arte para se ajustar ao ambiente?
Se  preferir tratar  primeiro  da decoração da divisão e, em seguida, pesquisar então a arte, (pinturas a óleo, acrílica, aguarelas, fotografia, escultura, pinturas em relevo....) o tamanho e a cor são os dois principais critérios a ter em conta para escolher por exemplo uma pintura que se encaixe no ambiente.  
Observe bem toda a área da divisão onde deseja apresentar a peça e, para além da cor de fundo das paredes e do pavimento, dê também atenção aos restantes objectos de decoração que já tem.  Em relação ao tamanho, para qualquer espaço em particular, uma peça de arte que seja demasiado grande vai chamar muito a atenção e pode sobrecarregar a área.  Por outro lado, se for muito pequena, ficará perdida e fora de proporção.

Em regra, as pinturas devem ser penduradas de modo a que o centro da pintura fique  ao nível dos olhos. As esculturas podem apresentar-se no chão, numa mesa ou numa coluna-pedestal, dependendo do design. 
Estas regras devem ser consideradas apenas como directrizes, por isso é bom que se sinta livre para experimentar. Um colecionador, por exemplo, pendurou uma pintura no tecto do quarto para poder apreciá-la melhor quando estava deitado... 


Ao seleccionar uma pintura para combinar a cor, seleccione uma ou duas das cores mais fortes da divisão e tente encontrar ou encomendar uma pintura que tenha essas cores em algumas partes.  Mas atenção, não se está aqui à procura de uma correspondência exacta!  Aliás, será até difícil encontrar pinturas já prontas que "combinem" com a maior parte dos ambientes, a não ser por encomenda e especificando claramente ao pintor/artista as cores que deseja. 
O que se pretende sobretudo é criar um elo de ligação entre o ambiente e a pintura e, ao pegar numa ou duas das  cores mais fortes da divisão e tê-las também na pintura que vai expor,  esse facto irá transmitir a mensagem de que a pintura pertence de facto àquele ambiente. 

Outra possibilidade para lidar com a cor é escolher arte com cores escuras, preto-e-branco , por exemplo...  ou arte que se enquadre de uma forma que atenue  o impacto da cor na divisão. Um tapete de cor clara e uma ampla moldura neutra criam quase sempre o ambiente ideal.

O estilo  é  outra consideração importante ao escolher a arte para decorar uma divisão. Se a  área  estiver repleta de antiguidades, por exemplo,  vai certamente querer usar um estilo antigo de molduras  sobre as pinturas para os quadros que vai pendurar nessa zona. 
Se, por outro lado  tem mobiliário mais contemporâneo, divisões grandes com tectos altos,  vai querer pendurar grandes pinturas contemporâneas e até sem moldura, como é usual hoje em dia.  É o chamado look  ou estilo "clean".
Não há nenhuma regra que diga que nunca se podem misturar estilos, mas é bom estar  ciente dos possíveis conflitos que podem surgir depois.  É sempre bom simular primeiro...
Como criar uma divisão que seja "art-friendly", onde seja possível expôr arte com sucesso?
Quando visita  uma galeria ou um museu, o que é que todos eles têm em comum?  

As paredes são brancas e há muita luz!  

Se uma parede está forrada a papel ou pintada de uma que não é neutra, as escolhas para pendurar arte ficam um pouco mais limitadas.  Não será qualquer pintura que poderá ficar lá bem e se uma divisão for escura, a peça de arte não vai ser exposta no seu melhor. 
 
Se pretende que a peça de arte seja o centro das atenções numa determinada divisão, então o segredo é simplificar nos outros elementos do ambiente.  Coberturas de janelas, cortinas, tapetes, revestimentos de parede e até mesmo móveis, devem ser simples em formas e de cores discretas ou neutras.  
Uma sala cheia  com muitas cores, texturas e objectos vai sem dúvida retirar toda a atenção à peça de arte que ficará perdida no meio da confusão visual. 
Pode querer escolher uma divisão na sua casa que seja dedicada à arte. 
Neste caso começe por pintar as paredes de branco ou de uma cor pastel muito suave, de preferência neutra.  Coloque pavimento  de madeira ou um tapete neutro. Instale nas janelas cortinas simples, com um design limpo e de cores neutras. Coloque no tecto luzes direccionáveis, que possam ser ajustadas para focar determinadas peças de arte, ou então focos de iluminação individual para cada peça.   
Para o mobiliário, siga mais uma vez a regra de "o que é menos é mais", por isso poucos móveis e muito simples.   Aproveite para poupar neste aspecto já que deverão ser as peças de arte a "brilhar".    Deixe que a arte seja a "estrela" da divisão.   E então... relaxe e divirta-se !
Seleccionar e apresentar peças de arte é também uma arte em si.  Deve experimentar para aprender e perceber o que lhe agrada ou não, o que funciona ou não...  e no final sentirá a recompensa pelo tempo que investiu para encontrar mais satisfação, seja na arte em si, seja na sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário