Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Problema! Humidade nas Paredes...

A humidade é uma das principais razões de deterioração da pintura das paredes, tanto em interiores como exteriores.  Praticamente não há pintura que lhe resista, por isso o melhor é deter o problema o melhor possível antes que ele avance, para manter as superfícies em boas condições.



 
Porém, eliminar a humidade é um problema algo difícil de resolver. Ela pode ter várias origens, como por exemplo perdas de água na canalização, condensação, infiltração a partir do exterior com origem nos cimentos...
Para cada caso existem várias soluções que eliminam ou atenuam os seus efeitos.


Humidade devido a rupturas na canalização


No caso de a humidade ser produzida por fugas devido a rupturas em canos que estão em más condições, há que localizar a zona afectada e repará-la com a maior brevidade possível e assim a humidade irá paulatinamente desaparecendo.  Após cerca de 2 meses a parede já estará em condições de ser rebocada e pintada novamente.



Humidade proveniente do exterior
 No caso de paredes que ligam com zonas exteriores que estão em contacto constante com água, como por exemplo um jardim, uma calha ou chuva abundantes, o melhor é tornar a parede impermeável através de certos tipos de telas ou membranas ou mesmo pintura com betume.  Desta forma evita-se que o contacto frequente com a água venha a humedecer a parede.



Humidade por condensação


As diferenças de temperatura entre o interior e o exterior de uma vivenda, a juntar à humidade do ambiente fazem com que a mesma água em estado gasoso adira às paredes e as mantenha constantemente húmidas.  Com isto dá-se o crescimento de fungos (bolor) e a deterioração da pintura.  A correcta ventilação do ambiente é uma das melhores soluções.


A humidade do ar interior da casa é geralmente maior do que no exterior.  Mantem-se assim devido às diversas actividades que realizamos dentro de casa e também por problemas de aquecimento e ventilação.  A humidade nas paredes de forma constante e excessiva, cria fundos que podem ser prejudiciais para a saúde, para além de arruinarem a aparência das paredes.



As causas da humidade por condensaçãoUm incorrecto sistema de aquecimento, uma má ventilação da casa, o regar excessivamente as plantas de interior, podem ser alguns dos factores que originam um excesso de humidade do ar.  Esta água em suspensão, ao tomar contacto com uma superfície fria condesa, ou seja, passa do estado gasoso ao estado líquido, molhando as superfícies.



É muito comum este problema ocorrer no Inverno, já que as paredes e os tectos estão frios e são as superfícies indicadas para a condensação se dar.  Em breve começam a aparecer as  manchas, sinal de que há uma proliferação de fungos.



As soluções

A solução mais adequada é ir sempre ventilando a casa durante alguns minutos todos os dias.  Mesmo que seja em pleno Inverno, renovar o ar viciado do interior, não só elimina o excesso de humidade mas também purifica o ar.  Se não é possível ventilar-se através de janelas deve-se procurar arranjar um outro sistema, nomeadamente exaustores para as casas de banho e para a cozinha.

Outra solução é o uso de um desumidificador, um aparelho eléctrico que elimina a humidade do ambiente. O valor recomendado para a humidade ser saudável é de cerca de 50%.

A humidade por condensação pode deixar manchas que se podem eliminar facilmente logo que a superfície se encontre seca.  Se estes conselhos forem seguidos, não só se consegue renovar bastante a aparência das paredes, mas também cuidar muito melhor da saúde de toda a família.




Sem comentários:

Enviar um comentário