Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

A regra 60 - 30 - 10

Uma decoração com sucesso e harmonia não se alcança apenas com a escolha das cores para pintar as paredes e de alguns objectos decorativos.  É também necessário saber em que proporções devem ser utilizadas essas cores para que resultem equilibradas no espaço onde vão ser utilizadas.




A regra diz que 60% - 30% - 10% são as proporções das cores num ambiente.

Por razões já estudadas e comprovadas ao longo dos tempos, usar 3 tonalidades nestas proporções, cria uma certa harmonia e equilíbrio... por isso devemos ter em atenção o seguinte:

  • usar 60% como cor dominante
  • usar 30% como cor secundária
  • usar 10% como cor de realce

 

Então como ficará aplicado à realidade ?

Por exemplo, num determinado ambiente podem pintar-se 3 paredes na cor dominante, 1 parede na cor secundária e utilizar os restantes 10% em detalhes como tapetes, acolchoados e outros complementos.


 
Outra possibilidade é utilizar nas paredes a cor dominante e a cor secundária seria aplicada nos tapetes e cortinados, deixando os 10% para detalhes como almofadões, flores, jarrões, candeeiros, um sofá, quadros, telas...

Manter uma cor neutra

É sempre aconselhado que uma das cores que se utilizam na combinação seja uma tonalidade neutra, como aliás já referi em outros artigos anteriores sobre combinações de cores.  Pode ser o branco, uma tonalidade de cinza, um bege, uma tonalidade areia... há muitas.

Combinar tons, texturas e estampados

Para dar mais riqueza à paleta de cores não é necessário que sejam exactamente 3, podendo incluir-se variações de uma mesma cor, utilizando por exemplo azuis mais claros combinados com azuis mais escuros. A cor pode ser sempre a mesma, variando na tonalidade.



As texturas dos materiais utilizados e os estampados podem dar muito mais carácter a um ambiente e podem ser seleccionados no âmbito das cores eleitas para a decoração. O esquema mantem-se harmonioso e acrescenta-se mais interesse e conforto...

Sem comentários:

Enviar um comentário