Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Estilo de decoração industrial

Este estilo deixa de lado os elementos decorativos e centra-se especialmente na arquitectura do lugar.


O Industrial, é um dos estilos que também tem vindo a ganhar o seu espaço nos últimos tempos.  A necessidade de adaptar diferentes espaços para os transformar num lar, levou a que este tipo de decoração se tenha vindo a transformar numa tendência em que o ar urbano tem um grande protagonismo.

Geralmente é implementado em pequenos espaços, pequenas casas ou apartamentos, mono-ambientes, lofts ou casas antigas.  As divisões diáfanas, as cores frias e poucos elementos decorativos são a essência deste tipo de decoração.

Se queremos um decoração de estilo industrial, há que ter em conta a utilização de elementos industriais em combinação com mobiliário de materiais como o metal, o cimento, o alumínio ou o vidro.   Também se pode utilizar madeira, se bem que neste caso com menor frequência.  De qualquer das formas, se queremos utilizar madeira, o melhor será madeira laminada, com partes metálicas à vista, como por exemplo, parafusos,  porcas, anilhas, etc.   As linhas rectas e formas geométricas também são uma característica fundamental deste estilo.

Um aspecto fundamental com este caso em particular, é o  tecto.  Geralmente, o recomendável é que sejam tectos de dupla altura, através da instalação de escadas em material metálico e inspiradas nas antigas instalações industriais.  Um detalhe neste ponto é que as instalações eléctricas tornam-se muito difíceis de esconder e ficam normalmente à vista, o que se não for impedimento em termos de segurança, ainda reforça mais o "ar" industrial.

Igualmente importante, se  queremos  cobrir paredes e tectos, podemos utilizar como opção paineis de metal corrugado.  Devem medir-se primeiramente os espaços que queremos cobrir e depois comprar a quantidade necessária.

Quanto a cores, o bom que este estilo tem é que se pode usar qualquer cor, ainda que, como é óbvio, são melhores aquelas tonalidades mais intensas que transmitem um certo carácter.  E podemos, por exemplo, utilizar pintura metálica  para criar uma superfície magnética.

Os elementos secundários também são importantes, como acontece com qualquer outro estilo decorativo, se bem que neste caso a vantagem é que podemos encontrar objectos que encaixem na decoração, em qualquer mercado de segunda mão, antiguidades, ferro-velho, e assim podemos decorar de forma mais económica.

Em conclusão, podemos dizer que esta nova tendência deixa de lado os elementos decorativos e centra-se especialmente na arquitectura do local.  Podem ser vigas, tubos exteriores, estruturas metálicas e todo o tipo de detalhes que confiram um aspecto industrial ao ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário