Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração estilo marinho



Se é uma pessoa amante da praia ou simplesmente quer dar um toque fresco e sossegado a algum espaço em casa, a decoração estilo marinho ou náutico pode ser uma óptima ideia.

 Os elementos que se podem utilizar para conseguir o efeito desejado são muitos e não são caros.  O objectivo é transportar para dentro de casa um ambiente marítimo e os pormenores decorativos podem ser fáceis de arranjar. Figuras com a forma de animais marinhos como peixes e cavalos marinhos, caracóis e estrelas do mar, conchas, remos, âncoras, mapas, lemes, botes de pesca, veleiros em miniatura, esculturas com búzios, quadros com imagens do mar... são do mais comum e muitos destes objectos nem precisam de ser comprados.  Um belo passeio à beira-mar pode resultar numa maravilhosa descoberta de pequenos tesourinhos...

Este estilo pode definir-se como rústico e simples.  A ideia principal é criar uma atmosfera original com elementos pouco elaborados.  Pode ser uma ideia adaptada para qualquer espaço da casa, uma tendência para embelezar uma casa de praia ou no caso de uma casa da cidade pode resultar também muito original, seja nas divisões principais ou para um pátio, terraço ou varanda.


No que diz respeito às cores, predominam o branco, diversas tonalidades de azul desde o azul intenso até ao delicado azul do céu, o verde água, o creme e até um pouco de laranja. 

Detalhes
 
É preferível que o mobiliário seja em madeira rústica para evocar a cor da areia, visto que os móveis em madeiras mais nobres não são muito adequados para este tipo de decoração.  Móveis antigos, recuperados e restaurados podem fazer maravilhas, assim como remos encontrados na praia, um pequenos bote velho que pode servir de mesa de apoio...
O bambu, o vime e o pinho claro são alguns dos materiais a considerar para os móveis e estantes, bem como outros equipamentos de apoio.



 Os tecidos grossos como a juta, a sarapilheira e o vinil dão um toque rústico a qualquer ambiente onde sejam incorporados. Também se podem utilizar tecidos estampados com motivos marinhos para confeccionar cortinas e almofadas.
Para adornar sem muito esforço, pode por exemplo recorrer-se a um baú de acabamento rústico num canto da casa que pode servir de apoio a instrumentos ou vestuário de pesca.

Outros pequenos pormenores também são fáceis de conseguir, como restaurar um remo velho ou um leme e pendurar numa parede.

Uma bóia pode ser um adorno para outro canto, quadros de motivos marítimos podem ser colocados em colecção, a formar um conjunto harmonioso numa parede principal.   Podem utilizar-se garrafas ou jarrões de vidro ou cristal e colocar um "recheio" de mar, como conchas, estrelas do mar, búzios..
Enfim, há muito por onde escolher e é tudo bastante acessível neste nosso pequeno país à beira mar plantado. Nem  será preciso gastar dinheiro porque a maioria dos objectos são-nos oferecidos pela Natureza,  outros podem já nem servir de instrumento de trabalho para algum pescador e estar a atrapalhar o visual de alguma praia. Reciclando e reutilizando esses objectos pode conseguir-se uma decoração sem igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário