Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Estilo de Pintura - Aztecas

Características do Estilo

No estilo de pintura dos Aztecas sobressai a criação de personagens (a maior parte, Deuses) e a invenção de símbolos.  Como técnica, destacam-se os seguintes elementos:

- O Desenho linear de figuras como protagonistas da pintura.  A representação de formas simplifica-se com a técnica do desenho em contornos de linhas feitas com precisão.  Isto permite aumentar o número de figuras e elementos decorativos que formam a pintura final.  É uma figura composta visto que são os vários  desenhos que constituem todo o conteúdo da pintura final.


Além deste aspecto, o desenho tem certas características que o tornam mais forte como estilo:

- O desenho apresenta-se apenas num plano.  Não há profundidade nem gradações de cor,  nem atmosfera.  Este facto dá-lhe um certo grau de abstracção onde as formas ganham uma certa independência e maior expressividade.  Neste estilo a expressividade é agressiva na temática e inocente na técnica, já que não há ilusões visuais em relação a uma maior representação da realidade.

- As formas são arredondadas.  Esta escolha gera um tipo especial de equilíbrio e configuração centrada nas figuras.

- Há uma saturação decorativa nas personagens, totalmente carregadas com indumentárias para guerra ou para outros acontecimentos.

- A Cor serve para encher as formas desenhadas, é forte e transmite uma certa paixão às figuras.  Através do contraste é aumentado o significado da mensagem que se quer transmitir.

- O simbolismo é o objectivo real do desenho.  Toda a forma deve gerar uma figura que é um ser simbólico.  O estilo Azteca é gerado a partir de uma série de ideologias muito fortes e umas técnicas muito simples.  São técnicas escassas no que diz respeito à representação da realidade.  Não têm volume, gradações de cor ou definição de pontos de luz, todavia, representam composições e criações de figuras complexas.

Sem comentários:

Enviar um comentário