Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração com Plantas

Nada pode substituir o efeito e as propriedades das plantas, mesmo dentro de casa.
Uma planta transmite-nos o seu crescimento, dá vida e inspira alegria de viver.  Elas proporcionam muito oxigénio durante o dia, o que ajuda na concentração.  E, no Inverno, quando o aquecimento das casas resseca o ambiente, elas devolvem a humidade necessária. As plantas criam um clima apropriado para elas mesmas, para o seu próprio crescimento e esse clima também nos é benéfico.

Além disso, não devemos descuidar o aspecto visual e aromático que as plantas nos transmitem e que estimulam os nossos sentidos.  Outra vantagem é o relaxamento que nos pode oferecer uma planta: ao nos ocuparmos dela estamos sem dúvida a fazer uma excelente fuga ao stress da vida diária.
As plantas requerem um pouco do nosso tempo, necessitam dos nossos cuidados, devemos estar bem atentos a elas para evitarmos possíveis doenças antes que elas se propaguem.  Tudo isto são aspectos que de certo farão com que de certa forma nos esqueçamos um pouco da correria do dia-a-dia.

Aspectos a considerar...

A Iluminação
Na altura de escolher uma planta, há que considerar a luminosidade da divisão onde esta será colocada.  Em geral, as variedades com folhagem  mosqueada requerem mais luz do que plantas com folhagem verde. As de folhas escuras, como as dracenas e os filodendros necessitam de menos luz.
Cuidados com as Plantas
 
De Novembro a Fevereiro, é certo que a luz vai faltar às plantas.  Ficam descoloradas e as novas folhas são pequenas e amarelas. Então devemos reduzir a temperatura e aproximá-las das janelas abertas e arredando as cortinas para que lhes chegue um pouco mais de luz. Pelo contrário, a partir de Março, têm de ser afastadas das janelas e convém fazer uma rotação aos vasos para favorecer o crescimento uniforme das novas folhas e evitar problemas causados por um excesso de luz, como seja uma descoloração progressiva ou o aparecimento de manchas.
As regas e a fertilização deve ser mais frequente a partir de Março e até Outubro, que é quando as plantas estão em pleno crescimento.  Depois deve reduzir-se progressivamente a rega e a fertilização de Outubro até Fevereiro que é o período em que as plantas estão a "descansar".

Atenção à Água
 
Temos de ter com conta uma coisa muito básica: há que evitar regar pouco ou demais, sendo por isso melhor deixar secar a terra entre regas.  A terra estando seca, este é o sinal de que já podemos regar novamente, sendo que devemos em cada rega, deitar água até que ela comece a sair pelos buracos do fundo do vaso, removendo depois o excesso de água do prato.  As plantas também gostam de ser vaporizadas nas folhas de vez em quando e o recomendado é que se deixe a água descansar um pouco depois de sair da torneira e antes de regar.  Assim ela ficará com menos teor de cloro e vai estar  mais próxima da temperatura ambiente, não causando qualquer choque térmico quando entrar em contacto com as plantas, nas suas raízes ou folhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário