Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Pesadelo em Câmara-Lenta...

Mais uma vez, e outra...e outra... ficamos impotentes diante do poder da Natureza.  É como se ela nos estivesse a dizer que podemos ter a tecnologia para nos levar até à Lua, os conhecimentos que nos permitem curar muitas doenças e viver mais tempo... mas ainda somos impotentes perante tão brilhante manifestação de poder.


Tudo o que podemos fazer é ver mas  nem conseguimos acreditar.  Levantamo-nos da cama para ir às nossas vidas, ligamos a televisão e acordamos de imediato: Terramoto!  Pode até ser no Japão, lá do outro lado do planeta, mas é o nosso planeta.  De todos nós.  E tudo o que nele se passa diz-nos respeito.  
Primeiro é a descrença, foi mesmo ?  Depois o porquê ? 
A Natureza está sempre certa, ninguém pode questionar isso, não podemos questionar a sua finalidade ou a sua sabedoria.  Deve haver razões, perguntas a responder,  porém as respostas continuam a escapar-nos. A Natureza é uma professora cruel, faz-nos os testes e depois dá-nos as lições, que nem sabemos se somos capazes de aprender.


A Terra está furiosa ? Fizemos alguma coisa para justificar tais retaliações ? 
A natureza está a lembrar-nos de como somos vulneráveis e insignificantes ?
Está com raiva por causa das coisas que temos feito ?
Ou dá-nos simplesmente umas bofetadas para nos lembrar que temos de manter as coisas em perspectiva ?


Com mais este terramoto e a tsunami colossal que atingiu o Japão,  a juntar ao da Nova Zelândia, Chile, Haiti, tsunamis, vulcões a acordar... a lista de "avisos" vai aumentando.  Por esse mundo fora já há quem diga que Deus está zangado e apresenta mil razões.  Dizem que os nossos pecados são a causa, que nos guiaram para longe do caminho da virtude...
Há os defensores da ideia do apocalipse, o fim do mundo, à mistura com a confirmação das profecias dos Maias, porque 2012 é já para o ano.
Outros seguem o raciocínio científico e apresentam modelos científicos  para explicar tais fenómenos:  a Terra é um organismo vivo e está apenas a cumprir o seu ritual geológico.

A verdade estará algures, no entanto estes "avisos" arrancam-nos das nossas nuvens, das nossas supostas preocupações sobre nossa existência tão complicada...que até paramos para pensar.  E não é preciso pensar muito para constatarmos que não temos tratado bem do nosso mundo, o único que temos.  Será que não temos contribuido para isto ?  Quantas vezes a Natureza não nos disse já para não perturbarmos a sua harmonia ?  E quantas vezes não ignorámos reiteradamente esses avisos em nome do progresso...um progresso fictício.

Este progresso tem um preço muito alto, não é com poluição, aquecimento global e centrais nucleares que mostramos a nossa gratidão pelo dom da sua infinita biodiversidade, da sua suprema perfeição.   A Natureza é perfeita,  sempre corrigiu os seus erros e nós vamos decidindo interferir no seu curso com arrogância ignorante.  Até parece que nunca aprendemos que não se deve mexer num ninho de vespas, no entanto continuamos a insistir...tudo em nome do progresso.  E afinal o que é o progresso quando nos distanciamos cada vez mais da Natureza e da nossa essência?
É viver num país rico como por exemplo o Japão que é um dos 7 + ? 
Uma das contribuições para este desenvolvimento e "progresso" terá sido certamente a instalação de centrais nucleares para produzir mais e mais energia... e agora ?
Numa ilha situada na junção de 3 placas téctónicas, em que os sismos são quase o dia a dia, em que as tsunamis são um perigo iminente, plantam centrais nucleares à beira-mar ? 
Não consigo entender estas decisões, e agora ?Será que a magnitude da "raiva" da Natureza vai aumentar ? Iremos aprender algo com as suas lições ou é apenas a Natureza a chorar porque não conseguimos viver em harmonia com ela ?  Só o Tempo o dirá e enquanto ele corre o seu tempo vamos vivendo um pesadelo em câmara-lenta...

Sem comentários:

Enviar um comentário