Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Dia dos Namorados - Dia de S. Valentim

O dia 14 de Fevereiro está a chegar e é vivido por muitas pessoas apenas como mais uma data normal do calendário em que não há assim nenhum acontecimento extraordinário a celebrar. No entanto, outras pessoas admitem de bom grado que esta data tem um significado especial.  O dia dos namorados aparece no imaginário colectivo como uma festa moderna e recente, sem raízes transcendentes e em que é quase obrigatório oferecer qualquer coisa à pessoa com quem partilhamos a nossa vida.
Independentemente do que cada pessoa acha sobre essa data, o dia de S. Valentim pode ser uma oportunidade maravilhosa para, sem grandes gastos,disfrutar por exemplo de um jantar romântico com a nossa cara metade, uma ocasião que deveríamos repetir com mais frequência ao longo do ano.  Conseguir que o ambiente seja adequado sem cair na banalidade das decorações e presentes a abarrotar de corações, sem abusarmos na quantidade de flores ou de peluches gigantes.  O mais simples é quase sempre o melhor e mais genuíno e não é preciso correr as lojas à procura do presente ideal... ainda temos bem presente a correria do Natal que foi apenas há 2 meses... que tal umas ideias ?


O pequeno almoço na cama é sem dúvida um clássico.   Este ano o dia de S. Valentim vai cair a uma Segunda-Feira e é quase certo que poucos terão oportunidade de disfrutar de um momento destes, antes de partir para o trabalho e com crianças para distribuir pelas creches, infantários, escolas...
É por isso um detalhe a ter em conta para outras alturas, e porque não fazê-lo todos os fins de semana ?  É apenas necessário preparar com algum cuidado uma bandeja para apresentar a comida preferida dele/a naquela refeição e adicionar-lhe um toque de cor vermelha, branca ou dourada.  Pode ser uma flor, uma fita, um pequeno bombom... o essencial é que todos os elementos na bandeja estejam bem arrumados.


Se esperarmos pela noite para disfrutar de um jantar romântico na intimidade do lar, pode ser boa ideia arranjar algum adorno que, sem ser exagerado, traga um matiz diferente a esse momento, representando o sentimento que nos une. Talvez loiça com apontamentos de vermelho, velas, uma rosa em cima do prato, uns poucos de enfeites espalhados na toalha (corações pequeninos...) ou alguma decoração dourada ou pétalas de rosa.


As flores são económicas desde que não se exagere não quantidade e não se escolham flores muito fora do comum.



Assim, é praticamente indispensável que exista um centro floral para que a mesa represente fielmente a dimensão do momento. Para as pessoas mais clássicas, um laço rodeando a jarra será perfeito.  Para as mais atrevidas, pode experimentar-se um conjunto de plumas.


Sem ser necessário gastar muito dinheiro, podemos ainda dar o toque final com uma mensagem saída directamente do nosso coração. Frases, poemas, letras de músicas favoritas, ou algo que saia simplesmente na hora, é simples e não é preciso mais.  A forma de apresentar a mensagem pode ser original e divertida, por exemplo dentro de uma garrafa reciclada.  Bem lavadinha, claro, decoramos com aquelas tralhazitas que andam sempre lá por casa, naquelas gavetas dos "diversos".  A mensagem pode ser escrita ou impressa num pedaço de papel bonito, enrola-se e ata-se com um pedacito de fita, coloca-se dentro da garrafa, juntamente com confetis, coraçõezinhos de cartolina, pétalas de flores, drageias coloridas, gomas, enfim... o que houver à mão.  Por fora, tapa-se com uma rolha de cortiça e decora-se a gosto e dentro do tema.
Este é um presente muito simples mas com muito significado,  que não invalida que exista outro qualquer (comprado ou não), dependendo do desejo de gastar mais ou menos dinheiro.  A ideia mais agradável é que, o que devemos valorizar é o verdadeiro sentimento por detrás do gesto de oferecer algo feito por nós, sem nos deixarmos cair nas garras do consumismo.
Aliar à simplicidade do presente um enigma através de um mapa ou de mensagens em código, fazendo com que a pessoa descubra a garrafa em determinado sítio da casa, pode ser uma actividade muito divertida para o dois... de tal forma, que anos depois ainda se lembram "daquela vez" e se partilha aquele sorriso cumplice. 
Claro que há as opções mais sensuais...  um banho a dois com água perfumada, uma massagem, enfim... que sejamos guiados pela nossa imaginação e pelo amor que nos une, que nos  transforma em crianças diante da vida, que  têm o poder de condensar em si, toda a simplicidade, toda a luminosidade do mundo. 
É importante celebrar o amor, e mais do que celebrar o dia de S. Valentim ou Dia dos Namorados, é importante celebrar o AMOR todos os dias da nossa vida.  Sem presentes nem jantares especiais... apenas com o olhar, com as palavras e sempre, sempre com um sorriso!

Sem comentários:

Enviar um comentário