Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Escolher as cores da divisão a partir de um Quadro

Os quadros são uma parte muito importante na decoração.  Cada pessoa tem os seus gostos pessoais quanto a quadros ou pinturas, e no que diz respeito a estilos, cores e temas.
Uns preferem abstractos coloridos em estilo cubista, outros gostam mais de paisagens de estilo realista, outros ainda preferem retratos impressionistas, enfim... há mesmo pinturas e quadros para todos os gostos.  É só pesquisar, procurar ....
Por serem os objectos de eleição para a decoração das paredes, podemos partir do princípio que a maior parte das pessoas quando compra quadros tem em vista uma finalidade decorativa. Por isso descartamos para já a versão de compra como investimento, já que esse tipo de escolha é normalmente feita por peritos ou entendidos que têm em mente a aquisição de quadros ou telas de pintores de renome, cujos preços são tão elevados que colocaríamos em risco o nosso orçamento familiar.

Para a vertente decorativa é bom então adquirir quadros mais acessíveis,  mas tendo em conta se combinam com o ambiente onde vão ser colocados, nomeadamente no que diz respeito à cor das paredes, complementos decorativos e outros quadros que já tem. O ideal é fazer uma combinação dentro do estilo escolhido com alguma atenção às cores.

Alguns dos melhores resultados na decoração de ambientes são obtidos seguindo uma linha inspiradora "ao contrário".  E como é isto possível ?
Ora, sabemos que o mais normal é já termos o espaço, depois pintamos as paredes, colocamos os móveis, as cortinas, etc, etc, até que damos a decoração por terminada e deixamos para o final a escolha dos quadros que vamos pendurar nas paredes vazias.
Nesta fase, em que tem de encontrar quadros que se harmonizem com a decoração que saiu da sua inspiração, é mesmo preciso uma boa dose de sorte por diversas razões:

- tem de encontrar quadros de artistas que tenham tido uma inspiração de cores, estilo e temas que lhe agradem e que se enquadrem na sua decoração...básicamente que tenham tido uma inspiração igual à sua...e, convenhamos,  é um bocado difícil.

- se, por sorte, encontrar o tão desejado quadro, o mais provável é que seja só um e vai demorar até encontrar mais, porque na maior parte das vezes um só quadro não chega para dar vida ao ambiente. E o tempo vai passando e as paredes continuam semi-despidas.
- vai acabar por procurar, procurar..., não encontra o que pretende e, ou as paredes vão ficando vazias, ou acaba por decidir num impulso comprar por atacado uma série de quadros nas lojas dos chineses ou no IKEA, iguaizinhos aos que mais 300.000 pessoas compraram, estragando desta forma a sua inspiração, retirando-lhe toda a sua personalidade e a base original, que foi a sua ideia criativa.

Por isso, mais do que uma moda hoje em dia, antes de decorar um ambiente, uma casa ou uma divisão, seja de raíz ou apenas para renovar, a ideia é seguir a linha contrária: não procurar quadros para um ambiente, mas antes inspirar-se num ou mais quadros que lhe agradem,  e retirar daí a sua ideia criativa para o ambiente a decorar ou renovar. E claro que entretanto, se decidir seguir esta linha, deverá comprar ou reservar os ditos quadros...

Esta tendência é adoptada por designers e decoradores que partem sempre para os seus projectos, com a inspiração em algum objecto especial que vai fazer parte do ambiente, e o mais frequente é optarem por um quadro, pintura ou fotografia, como base para a inspiração das cores.
Em galerias ou lojas de decoração, encontrará muitos quadros originais acessíveis, nos mais variados estilos, cores e temas. Encontrará ainda mais baratos se  comprar directamente aos artistas menos conhecidos, muitos dos quais têm as suas pinturas à venda online, em sites próprios ou de leilões.  Desta forma terá assegurada a personalidade da sua decoração, bem como a originalidade, sem ter de recorrer aos quadros fabricados industrialmente e em grandes séries.  Muito do encanto de uma pintura vinda directamente dos artistas é que, para além de serem únicas, são pintadas à mão, expressam sentimentos, emoções, estados de espírito... o que não se consegue com pinturas saídas de uma linha de montagem.

Irá assim criar um ambiente original,  que vai ficar harmonioso na sua totalidade. Primeiramente a escolha da cor para as paredes, de seguida os cortinados, móveis e elementos decorativos que poderão ser todos baseados nas cores e tonalidades dessa pintura.


Para além destas ideias para procurar a inspiração nas cores, estilo ou tema de um quadro, quando for proceder à colocação dos quadros na parede, há que ter outros aspectos em conta, como a correcta distribuição dos mesmos nas paredes, a quantidade ideal e o tamanho. 
Em posts anteriores encontrará informação muito útil acerca da forma correcta de pendurar a sua colecção de quadros e obter o melhor resultado decorativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário