Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

As cores e a Decoração

A cor é um dos pilares da decoração.  É ela que projecta a primeira impressão que retemos quando visitamos determinado ambiente.  É a ela que cabe realçar, embelezar ou arruinar uma ideia decorativa e por isso é um dos aspectos fundamentais no design de interiores, muitas vezes difícil de escolher.


Uma das características da cor é modificar em aparência os espaços, criando diversos efeitos visuais, que fazem com que vejamos um ambiente maior ou mais pequeno, estreito ou amplo, alto ou baixo.  Esta é uma característica muito útil para decorar espaços cujas dimensões, muitas vezes, não são as desejadas.

Por outro lado, tem também uma forte influência nos estados de espírito dos habitantes da casa, seja ela uma vivenda, um apartamento, um escritório ou outro ambiente em especial. Pode estimular as nossas actividades, comunicação, sono, concentração e até a nossa criatividade.

A relação que as diferentes cores manifestam entre si na roda cromática ou roda das cores, é descrita pela teoria das cores e também já a mencionei noutros posts.  As constatações desta teoria também nos remetem para outras áreas como as artes plásticas, o desenho gráfico e como tal, também a decoração.  É a esta roda das cores e à teoria das cores que vamos buscar as distintas combinações, unindo cores análogas, complementares, neutras, pastéis, frias, quentes, etc.



Desta forma, cada estilo e cada espaço da nossa casa, conforme o seu uso e orientação, tem a sua cor recomendada.   A somar a isto, se tivermos em consideração as nossas ideias prévias e os nossos gostos pessoais, às vezes a escolha da cor ideal pode ser uma tarefa algo complicada.

Algumas recomendações para obter melhores resultados

- Não utilizar cores em grande quantidade, apenas as necessárias.  Se está a redecorar um ambiente é melhor tentar unificar a cor em vez de usar tonalidades a mais.
- As cores intensas resultam muito bem se forem acompanhadas de tonalidades pastel ou neutras.  Se não se está seguro do resultado com as cores intensas nas paredes, o melhor é deixá-las para os complementos e acessórios ou arriscar apenas em superfícies menores.
-
As cores quentes são recomendadas para interiores em zonas frias para trazerem calor ao ambiente e as cores frias são adequadas a zonas quentes para transmitirem frescura.
-
A cor branca é a "Raínha da Luz", pode utilizar-se para iluminar os ambientes.  Outras cores com características semelhantes são o amarelo e tons claros.
- A cor não deve ser considerada apenas na pintura das paredes.  Os móveis, os tecidos, revestimentos e complementos decorativos devem criar um conjunto harmonioso.  Às vezes basta um tapete ou uma simples tela ou quadro na parede para fazer toda a diferença e dar vida ao ambiente.
- A iluminação tem um papel muito importante na percepção da cor.  As cores escolhidas podem não resultar convenientemente se a iluminação do local não for adequada.

Sem comentários:

Enviar um comentário