N - Narciso
Como símbolo do renascimento e de novos começos, o Narciso é praticamente sinónimo de Primavera. Apesar do seu nome botânico ser Narciso, às vezes também se podem chamar Junquilhos e em Inglaterra, devido à sua grande associação com a Quaresma, são conhecidos como os "Lírios da Quaresma".
Em muitas partes do mundo, a tradição relaciona o Narciso não apenas como o marco do final do Inverno, mas também como um sinal de sorte e de prosperidade futuras. No País de Gales diz-se que se plantarmos o primeiro Narciso da temporada, os nossos 12 meses seguintes estarão repletos de riqueza.
Uma lenda chinesa conta que se um bolbo de Narciso for forçado a florescer durante o ano novo, isso trará boa sorte ao lar.
Como flor para oferecer pelo nascimento, ela é a flor do mês de Março e é a flor de aniversário ideal para o 10º ano de casamento. Oferecer narcisos é desejar felicidade. No entanto, a mesma lenda que associa esta alegre flor à boa sorte, adverte-nos para o facto de que os devemos oferecer em ramos com vários, e nunca um sózinho. Um narciso sózinho pode trazer a má sorte.
Sem comentários:
Enviar um comentário