Uma decoração com sucesso e harmonia não se alcança apenas com a escolha das cores para pintar as paredes e de alguns objectos decorativos. É também necessário saber em que proporções devem ser utilizadas essas cores para que resultem equilibradas no espaço onde vão ser utilizadas.
A regra diz que 60% - 30% - 10% são as proporções das cores num ambiente.
Por razões já estudadas e comprovadas ao longo dos tempos, usar 3 tonalidades nestas proporções, cria uma certa harmonia e equilíbrio... por isso devemos ter em atenção o seguinte:
- usar 60% como cor dominante
- usar 30% como cor secundária
- usar 10% como cor de realce
Então como ficará aplicado à realidade ?
Por exemplo, num determinado ambiente podem pintar-se 3 paredes na cor dominante, 1 parede na cor secundária e utilizar os restantes 10% em detalhes como tapetes, acolchoados e outros complementos.
Outra possibilidade é utilizar nas paredes a cor dominante e a cor secundária seria aplicada nos tapetes e cortinados, deixando os 10% para detalhes como almofadões, flores, jarrões, candeeiros, um sofá, quadros, telas...
Manter uma cor neutra
É sempre aconselhado que uma das cores que se utilizam na combinação seja uma tonalidade neutra, como aliás já referi em outros artigos anteriores sobre combinações de cores. Pode ser o branco, uma tonalidade de cinza, um bege, uma tonalidade areia... há muitas.
Combinar tons, texturas e estampados
Para dar mais riqueza à paleta de cores não é necessário que sejam exactamente 3, podendo incluir-se variações de uma mesma cor, utilizando por exemplo azuis mais claros combinados com azuis mais escuros. A cor pode ser sempre a mesma, variando na tonalidade.
As texturas dos materiais utilizados e os estampados podem dar muito mais carácter a um ambiente e podem ser seleccionados no âmbito das cores eleitas para a decoração. O esquema mantem-se harmonioso e acrescenta-se mais interesse e conforto...
Sem comentários:
Enviar um comentário