As cores mais vivas, tornam-se penetrantes, reflectem um grande poder energético, tornam-se o ponto focal ou de atracção e realçam com grande intensidade qualquer ambiente. Se forem utilizadas sem medo de errar numa cozinha, sem dúvida que irão dar um toque exepcional e de vanguarda.
Em geral, as paredes da cozinha estão cobertas de material que tem todas as vantagens relacionadas com a limpeza, protecção contra a humidade e bolores, mas na maior parte dos casos esses materiais vêm em tons que tendem a ser claros e tranquilos.
Se for esse o caso e já está a ficar cansado da monotonia, pode tentar uma modernização do espaço dando um toque de intensidade a uma das paredes ou mudando as cores das gavetas e portas.
Entre as cores mais chamativas e mais utilizadas para cozinhas, encontram-se o vermelho, o laranja, o azul e o verde. Outra opção, poderá ser combinar cores claras com cores mais escuras, como a mistura de branco com azul, ou amarelo com verde.
Amarelo canário
Esta cor numa cozinha proporciona luz e calor. É perfeita para iluminar qualquer divisão que possa ter pouca luz natural. Como vantagem adicional, as divisões em cor amarela parecem combinar com tudo, desde madeira, aço inoxidável ou granito. E pode combinar-se com outras cores como o vermelho e creme, verde e negro, ou azul e branco. Em armários antigos darão um resultado surpreendente.
Azul marinho ou anil
As cozinhas em azul marinho são uma escolha pouco habitual, mas o efeito é puto encanto para quem goste desta tonalidade. Combinado com amarelo em paredes é uma boa maneira de conseguir um esquema de cores original, e se resultar demasiado atrevido, pode misturar-se com tons cinzentos azulados.
Verde
A cor verde fica bem com a madeira em tom de mel e com o branco. Esta combinação tem um efeito relaxante e é muito apropriada para uma cozinha de casa de campo, por exemplo, ou para pintar um móvel velho.
Vermelho
Esta cor, em conjunto com dourado, produz um efeito chamativo, e apesar de ser uma escolha um pouco dramática, oferece calor e emoção. Pode no entanto diminuir-se a sua intensidade utilizando paredes em contraste, pintadas de branco ou complementos decorativos, móveis e armários em madeira. Outra opção, é utilizar o vermelho apenas numa pequena área, uma parede mais pequena, (existem azulejos vermelhos) e fazer o contraste com uma bancada branca ou em aço inoxidável. Otra opción es implementarlo en alguna pequeña pared (existen azulejos de color rojo por ejemplo) y buscar su oposición en una encimera blanca o de acero inoxidable. Longe de obscurecer cria um ambiente moderno, acolhedor e convidativo.
Laranja
Um nova proposta é brincar com a combinação de cristais brancos, aço e luzes laranja que, juntos, proporcionam um ambiente acolhedor para efeitos espectaculares.
Se não se atrever a dar o passo final é só escolher alguns móveis para dar um toque de vida à sua cozinha, ou, por exemplo, usar o laranja em toalhas, aventais, prateleiras, uma cadeira, cobre, mercearias ou electrodomésticos.
Se não se atrever a dar o passo final é só escolher alguns móveis para dar um toque de vida à sua cozinha, ou, por exemplo, usar o laranja em toalhas, aventais, prateleiras, uma cadeira, cobre, mercearias ou electrodomésticos.
As cores quentes são sempre mais atraentes e realmente a moda indica também o uso de cores vivas para as restantes divisões. Elas dão vida, força e energia.
Assim também se deve ter em conta que a cozinha é um lugar onde, de uma maneira ou de outra se faz algum trabalho. Se se tornar um espaço vibrante, este irá manter-nos felizes no momento de realizar as tarefas...
Sem comentários:
Enviar um comentário