Muitas vezes é no corredor ou noutras zonas de passagem que optamos por colocar a maior quantidade de imagens decorativas, sejam elas fotografias ou quadros pintados em tela. E é uma opção correcta, já que este espaço é mesmo muito indicado para ser a "galeria" da casa.
No entanto, a maior parte das vezes deparamo-nos com um problema: as nossoas imagens, fotografias ou quadros, são todos de tamanhos diferentes e não conseguimos encontrar a forma correcta de os expor.
Um esquema que resulta sempre, independentemente das cores, temas e tamanhos das imagens, é o seguinte:
Com base na altura da porta ou portas mais próximas, defina com uma fita adesiva uma linha horizontal ao longo de toda a parede onde pretende fazer a galeria, tendo o cuidado que ela fique bem paralela ao chão.
Depois escolha os quadros para expor na parede acima da linha e coloque-os em alinhamento horizontal sobre essa linha, tendo em atenção que a parte de baixo dos quadros deve ficar alinhada e a parte de cima é livre e sem alinhamento, justamente porque as alturas dos quadros são diferentes. É apenas importante que o quadro mais "alto" não ultrapasse a ombreira da porta.
De seguida continue com a sua colecção na parte inferior da linha, alinhando os quadros pela parte de cima, ficando a parte de baixo desalinhada. No final é só retirar a fita de marcação da linha e já está. Fica uma galeria muito interessante que vai fazer qualquer um parar para apreciar cada quadro em pormenor e sobretudo o efeito final.
Obrigada Margarida pela sugestão. Segui o seu conselho e definitivamente resultou muito bem.
ResponderEliminarPosso dizer agora que tenho uma galeria de arte em casa.
Mil obrigadas e bom trabalho.
Iolanda
Figueira da Foz