Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Montar um ginásio em casa

Praticar exercício regularmente e poder fazê-lo em casa ?

Chegamos a casa depois de um dia intenso de trabalho e no entanto ainda temos a rotina de ir ao ginásio, pelo menos uma hora por dia, ou dia sim, dia não.   Mas claro, a maior parte das vezes, para chegar até ao ginásio ainda temos de dispôr de algum meio de transporte rápido para chegar a tempo e horas.  É nessas alturas que somos assaltados pela pergunta : e se eu tivesse o ginásio na minha própria casa ? Será que é muito difícil montar um ? E o que é que tenho de ter em conta para o fazer ? 

Então, e partindo de alguém que já o fez, vamos lá a ver se daqui sai alguma ajuda, alguma inspiração, ideias...


Em primeiro lugar e muito importante:  antes de tudo,  temos de fazer uma análise minuciosa do custo-benefício, para poder realmente avaliar se é conveniente contar com um pequeno ginásio em casa ou é melhor continuar a pagar a mensalidade e continuar a deslocar-nos todos os dias.  Em tempos levei a cabo este projecto em casa e resultou muito bem.  Passado algum tempo, com 3 filhotes, as tarefas da casa e sempre mais qualquer coisa para fazer... a hora do ginásio ia sendo adiada.  E para completar a coisa, abriu um ginásio apenas a 50 metros da minha porta de casa com uma mensalidade baratíssima.  Claro que, com a falta de disciplina em casa, com as interrupções, acabei por decidir voltar ao ginásio. Como pago não posso faltar, a malta fica em casa e sabe aquela hora é minha.  Fica o papá, que trata do jantar e noutros dias é a vez dele.  Por isso, o ginásio de casa foi desactivado, não tínha muitos aparelhos e os que tinha venderam-se num instante porque não eram muito caros.  Bom, esta explicação serve apenas para realçar que é mesmo muito importante pesar todos os "prós" e os "contra" de ter um ginásio em casa...

O passo seguinte, surge após termos decidido deitar mãos à obra... e consiste em comprar então alguns  aparelhos que nos permitam praticar os exercícios que nos agradam.
Por exemplo, no caso de não gostarmos de fazer abdominais, não é necessário comprar uma cama de pilates de 1,70 m que, além de nos fazer gastar dinheiro nos vai ocupar imenso espaço.
Agora se preferimos adquirir resistência para, por exemplo, subir e descer escadas, o melhor que podemos ter em conta é a aquisição de uma máquina de degraus (também chamada escaladora) que além de contribuir imenso para o trabalho em si, vai permitir o movimento contínuo dos braços.
Claro que, outro aspecto fundamental é o custo de cada aparelho, por isso o ideial é optarmos por aparelhos de utilização múltipla, onde possamos fazer a maior quantidade de exercícios possível, tal como trabalho de peitorais, tríceps, bíceps e abdominais.

Então e qual é o lugar indicado para fazer o nosso ginásio em casa ?  

Para quem tiver um quarto espaçoso, uma boa opção será utilizar um recanto do mesmo. Se não for o caso, há ainda a possibilidade de utilizar sótãos, caves, garagens, já que estes locais não interferem em nada com o aspecto do resto da decoração da casa.
Para finalizar, não nos devemos esquecer de prestar alguma atenção ao tema decorativo do nosso ginásio, já que será um local onde desejamos sentir-nos bem e onde nos apeteça ir, mesmo que seja para suar muito!

Então vejamos algumas recomendações que poderão fazer toda a diferença:
  • Colocar imagens motivadoras nas paredes.  Assim, de cada vez que as vemos sentimo-nos motivados.
  • Adicionar um bom sistema de som para não nos aborrecermos, para criar diversos ambientes conforme o esquema de exercícios, para ter ritmo, etc. É incrível o impacto que a música tem para a prática de desporto e em quase tudo na vida.  Evitar colocar aparelho de televisão para não se distrair...
  • Colocar duas ou três plantas naturais, pois o verde transmite um aspecto refrescante e além do mais servirão para depois purificar o ar do espaço.
  • Ajustar a iluminação a nosso gosto, tanto em focos como em cor.
  • Pintar as paredes de cores vivas e brilhantes.  Este pormenor ajuda a ter muita energia e ânimo para os exercícios.
E por fim, usar muito o espaço, praticar, partilhar com a família e amigos e ficar mais saudável.  Antes de iniciar qualquer plano de exercícios, em casa ou no ginásio, consulte o médico para fazer um check-up. Depois da "luz verde", pode pesquisar em livros, revistas, internet, e encontrar o plano de exercícios adequado ao que pretende e à sua idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário