Mais algumas ideias que podemos pôr em prática com toda a facilidade, quando vamos às compras ao Supermercado:
1- Estipule, previamente, o valor que quer gastar e leve consigo uma calculadora para controlar as despesas. Talvez não seja muito prático mas que vale a pena, vale! Ou então vá somando mentalmente os valores que coloca no carrinho.
2- Antes de ir às compras faça uma lista do que precisa e não saia dela.
3- Vá às compras com tempo, para poder comparar preços e produtos.
4- Não entre no supermercado de barriga vazia, pois tenderá a comprar mais comida do que aquela de que realmente necessita.
5- Consulte os folhetos deixados na caixa do correio. Pode valer a pena deslocar-se a um supermercado um pouco mais distante para comprar um produto específico mais barato.
6- Reparta as compras por vários tipos de estabelecimentos. Por exemplo, fruta, legumes, carne e peixe não são o forte dos hipers.
7- Compare preços por unidade de medida. No que respeita aos produtos embalados, na maior parte dos casos, fica mais barato comprar embalagens grandes. (Veja sempre na etiqueta da prateleira o preço por Kg ou por unidade)
8- Utilize as promoções com inteligência. Se não precisa, não compre !
9- Experimente os produtos brancos. Em alguns casos, são de qualidade igual ou até superior aos de marca e podem ser até 30 % a 50 % mais baratos.
10- Deixe de comprar água engarrafada, beba água da torneira. Hoje em dia a água qua abastece as nossas casas já é devidamente tratada e alguns médicos até a aconselham. Se beber o recomendado, um litro e meio por dia, pode poupar mais de € 140,00 /ano.
11- Consulte a lista que a Deco/Proteste publica todos os anos, para descobrir o supermercado mais barato da sua zona. É possível poupar sem percorrer grandes distâncias.
12- Evite comprar seja o que for em estações de serviço, onde tudo é mais caro. Use só mesmo em caso de emergência.
13- Cultive,em casa,as suas próprias ervas aromáticas ( salsa, coentros,etc... ), em vasinhos que pode ter na varanda ou noutro local apropriado, ou se tiver uma "tirinha" de terra no pátio ou quintal...aí até pode aventurar-se com alfaces, cenouras. Estarão sempre à mão, para usar só a quantidade que necessita, sempre fresquinhas.
14- Evite levar as crianças consigo quando vai fazer compras, pois a oferta é tanta que elas acabam por pedir mais isto e aquilo, e depois explicamos que não pode ser, e lá vem a birra, é uma chatice. Se tiver mesmo de as levar, não tente livrar-se das birras, elas acabam por passar mesmo que esteja o supermercado todo a olhar para si, e poderá servir de aprendizagem para as crianças. Têm de saber aceitar um "não" e perceber que há coisas mais importantes a comprar primeiro, além de que o dinheiro não nasce nas árvores.
E pronto, espero que estas ideias possam estar a ser úteis a alguém, não hesitem em deixar aqui as vossas que eu publico como desejarem.
Até à próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário