Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Interiores Monocromáticos

A maneira mais simples de conseguir ambientes monocromáticos equilibrados é combinar tons,  utilizando tonalidades mais claras ou mais escuras de uma mesma cor.  Não é o mesmo que utilizar a mesma cor para tudo, mas antes criar variedade para conseguir espaços discretos e harmoniosos.

Quarto: esquema monocromático bege


Na realidade, o que muda ao decorar com um esquema monocromático é, técnicamente falando, o brilho e o valor.  Podemos dizer que, se a cor é mais clara ou mais escura, ou que tem mais branco ou menos branco. 


Um exemplo

Desta, forma, e usando verdes diferentes, poderíamos criar uma certa harmonia entre a cor das paredes, os tecidos e os pormenores decorativos para decorar um determinado espaço.

 Sala: esquema monocromático verde


É claro que não se trata de combinar um verde pistachio com um verde petróleo, que seria uma possibilidade mas não neste caso. Já que o verde pistachio está perto do amarelo (roda das cores) e o verde petróleo está perto do azul, ambas as cores seriam análogas e por isso este não seria um esquema monocromático mas sim um esquema de cores análogas.


Como preparar a pintura em duas tonalidades ?


Vamos supor que desejamos pintar uma divisão em duas tonalidades.  Pintaremos uma parede mais escura e as restantes paredes numa tonalidade mais suave dentro da mesma cor.  Juntando tinta branca a uma determinada cor vamos obtendo uma infinidade de tonalidades mais suaves dependendo da quantidade de branco que é adicionada.

Hall de Entrada: esquema monocromático cor de trigo

Se for ao contrário, ou seja, se tiver uma quantidade de tinta branca que deseja colorir com um corante universal, deve ir adicionando quantidades diferentes do mesmo corante à mesma quantidade de tinta branca, de forma a ir encontrando tonalidades cada vez mais escuras.  Se o desejo é obter tonalidades mais escuras o melhor é mesmo comprar tinta já colorida uma vez que sai mais económico.

 

A cor que se vai escolher


Este é um ponto fundamental a ter em conta para este tipo de esquema de pintura. Já que o ambiente vai irradiar uma só cor, a cor tem de ser a mais indicada, uma cor de que se goste, uma cor da qual não se venha a cansar no futuro, e a que melhor se enquadre no ambiente que se pretende criar na divisão.

Sala de Refeições: esquema monocromático azul


Por outro lado, o branco é sempre bem vindo num interior monocromático, quer seja numa parede, nos tecidos, no pavimento ou em alguns pequenos detalhes.  Servirá para evitar a monotonia e ajudar a apreciar melhor as tonalidades da cor escolhida para o esquema monocromático.

Sem comentários:

Enviar um comentário