Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Estilo de Pintura Egípcia

Características deste estilo
 
Neste estilo de pintura predominam os seguintes elementos:


- Linhas e Contornos


As figuras são elaboradas com um tipo de desenho e ilustração planos e lineares onde não há um desenvolvimento de volume, nem de atmosfera nem tridimensional.  As linhas contornam as fortemente as formas.   Neste estilo a linha é o factor técnico mais importante.

Este tipo de desenho dá clareza às figuras visto que elas estão mais delimitadas.  Além disso, na Arte Egípcia os símbolos eram muito importantes, assim como a exploração de certos temas de pintura e por isso pretendia-se encontrar a clareza para se passar a mensagem sem qualquer tipo de ambiguidade.

Depois surgem dois  elementos muito importantes que complementam as linhas: a Cor, que é dominada por essas linhas e cumpre a sua função dependendo delas.  Os  Hieróglifos, que eram a escrita egípcia e que também necessitam das linhas.

- As Figuras e os elementos simbólicos predominam na maioria das imagens de arte egípcia.



A narração, ou o contar uma história, era um objectivo muito importante neste estilo e a pintura era criada em função da mensagem que se queria passar.  A arte egípcia desenvolveu uma grande capacidade de comunicação com poucos meios mas com muita variedade. Isto era conseguido desenhando e pintando as figuras como protagonistas das suas histórias e utilizando os símbolos para as contar ( narração).

 
Se observarmos as proporções, verificamos que surgem figuras grandes que representavam as pessoas mais poderosas e importantes e as figuras mais pequenas como sendo menos importantes. A arte dos egípcios transmite  muitas mensagens que se relacionam com os seus Deuses, Faraós e outras personagens da vida da sua época.  Portanto podemos dizer que se trata de uma arte representativa e também simbólica, sendo as imagens a transmitir as ideias mais abstractas.
Um pormenor que ainda recordo das aulas de História como a característica mesmo "típica" deste estilo é o de as figuras apresentarem sempre a face de lado e nunca de frente.  Mesmo que o corpo esteja de frente, a face está sempre de perfil e o olho desenhado como se estivesse de frente. Interessante, não ?

Sem comentários:

Enviar um comentário