Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

As cores para o Quarto das Crianças

Na decoração do quarto das crianças podemos ter em conta muitas coisas, como por exemplo os móveis a montar, os detalhes própriamente ditos, mas o que nos leva certamente mais tempo a decidir é qual a cor a escolher, seja para as paredes,  seja para tecidos, tapetes e apontamentos decorativos.



As cores são mais do que importantes...

Se já em posts anteriores vimos como as cores podem influenciar os nossos estados de espírito, nos mais pequenos ela são ainda mais influentes. Podem condicionar os seus estados de espírito, atitudes e até o seu próprio desenvolvimento.  Por isso torna-se imprescindível que quem vai decorar o espaço conheça as propriedades das cores e as suas influências.  Não é apenas para que no final o quarto resulte bonito, mas sobretudo para que a criança se sinta bem nele, já que é lá que passará grande parte do seu tempo.  É imporante que o quarto seja estimulante para a sua inteligência, que lhe permita brincar ou estudar, conforme as ocasiões, e evidentemente... repousar.



Na medida do possível deve escolher-se um esquema monocromático, de uma só cor nas paredes e depois pode apostar-se na utilização de mais cores noutras áreas, já que estimulam o crescimento criativo e a actividade.  Não é por esta razão que vamos utilizar cores intensas nas paredes, pelo contrário, devemos deixá-las para os complementos decorativos e para os brinquedos. Uma combinação de duas ou três cores em tonalidades pastel pode ficar muito atractiva.



A variedade de tonalidades e combinações a incluir pode ser bastante extensa e por isso é mais simples descrever as cores que não se devem utilizar nestes espaços
Por exemplo: os cinzentos fazem decair a vitalidade e a pureza do ambiente, ainda que algumas tonalidades se possam combinar com outras cores suaves.  As cores menos recomendavéis são os castanhos e o preto pois apagam o ambiente e tornam-no deprimente.  O amarelo e o vermelho criam excitação e nervosismo, pelo que, se se deseja incluir estas cores deve-se fazê-lo em pequenas proporções.

Decoração

Da mesma forma que os quartos para bébés, pode utilizar-se um tema que se vai traduzir na variedade de complementos decorativos que se distribuem pelo espaço. Carros, naves espaciais, desportos, fadas, princesas, animais, os temas estão na área da nossa imaginação e serão ao gosto de cada um em particular.  Se a criança já tem idade para revelar as suas tendências o melhor é deixá-la ir dizendo do que gostava.  Claro que, independentemente do tema, deve-se sempre ter em conta o passar do tempo e tentar que o quarto vá acompanhando a criança ao longo do seu crescimento.  Deve por isso ser orientado para a sua idade e alguns anos mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário