Se depender de nós a distribuição dos espaços na nossa casa, devemos ter em conta que é um erro destinar um quarto de pequenas dimensões para as crianças. Na realidade são eles que passam mais tempo no quarto, a brincar ou a fazer as suas tarefas, enquanto que os adultos acabam por utilizar mais as zonas comuns.
Assim sendo, é importante que o quarto dos pequenos, depois de colocados os móveis, tenha ainda espaço suficiente para que desenvolvam as suas actividades com conforto e comodidade.
Desde que são bébés, são vários os móveis que devemos integrar no seus quartos e que com o tempo será necessário modificar e adaptar à sua evolução e crescimento.
A decoração de um quarto para crianças divide-se em duas idades: desde recém-nascidos até aos 3 anos e depois desde os 3 anos até aos 11 anos de idade. Em ambos os casos, o ponto de partida para o decorar será escolher um tema sobre o qual se irá desenvolver a decoração geral e os pormenores. E quanto a temas, há tantos quantas as ideias que nos podem ocorrer. Desde desportos, animais, super-heróis, circo, praia, jardins, carros, desenhos animados... não têm fim.
Uma questão importante a considerar é que é melhor prescindir de adornos e acessórios que possam acumular pó com facilidade e que podem resultar prejudiciais para a saúde dos pequenos. Alguns chegam mesmo a ser responsáveis pelo aparecimento de alergias. Se desejamos incorporar na decoração alguns elementos decorativos para que o quarto resulte alegre, colorido e mais acolhedor, uma boa ideia é optar por desenhos, telas ou pinturas nas paredes, adesivos para os moveis e também paredes. Há imensa oferta neste campo e com os mais variados temas e não são acessórios nada dispendiosos. À medida que crescem, facilmente se retiram e se substituem por outros mais adequados às respectivas idades e gostos, que também vão evoluindo...
Sem comentários:
Enviar um comentário