Na maior parte das vezes guiamo-nos exclusivamente pelos nossos gostos na altura de escolher a cor para um ambiente da nossa casa. Começamos com a pintura das paredes, a qual constitue a primeira mudança na divisão.
De seguida pensamos nos móveis, renovando ou reciclando e tendo sempre o cuidado que cada um deles fique no local mais conveniente.
Posteriormente penduramos quadros vistosos e incorporamos acessórios apelativos, tendo em conta que a presença de cada um deles contribuirá para que a divisão seja única e inimitável.
Todavia, depois de muito esforço e trabalho o resultado final nem sempre é o que esperávamos...
A divisão tem "algo" que não nos convence totalmente mas não conseguimos indentificar bem o "quê". O que é que pode ter corrido mal ?
A resposta a esta pergunta leva-nos para o momento em que decidimos dar um novo aspecto à divisão e como primeiro passo escolhemos a nova cor para as paredes...
A tonalidade, a luz e o clima
Devemos ter presente que a escolha da cor é mais fácil e acertada quando consideramos o tipo de clima. Se imaginarmos a mesma divisão numa casa situada numa região muito quente e depois numa região muito fria, notaremos grandes diferenças. Nas regiões com muito sol, as cores claras nas divisões ajudam a diminuir a sensação de calor, fazendo-nos sentir mais confortáveis. Por outro lado, nas regiões com menos sol e temperaturas mais baixas, as cores claras não nos favorecem.
Onde usar cada cor
As cores claras ou pastel favorecem as divisões em regiões com muito sol, tornando-as mais confortáveis. As cores um pouco mais escuras são adequadas para divisões utilizadas mais à tarde em zonas mais frias. No entanto, deve-se ter em conta que uma cor mais escura não favorece muito os espaços durante o dia, porque absorve os escassos raios de sol...
Em conclusão, da próxima vez que decidirmos dar um novo aspecto a um ambiente, antes de escolhermos a cor para a qual estamos mais "inclinados", não devemos esquecer as características climáticas da região onde está situada a casa ou se a divisão em causa é solarenga, virada a sul ou a norte, se tem pouca ou muita luz natural...
Sem comentários:
Enviar um comentário