Comecemos então pelo que se vê primeiro, a cor
Ao falar do "conjunto de cores" temos de saber que estas devem estar coordenadas. Geralmente as cores neutras são as que combinam com quase tudo, são as que devem estar sempre presentes na paleta de uma decoração elegante.
Se estamos a decorar com duas cores, haverá sempre uma dominante e outra subordinada e neste caso, aquela que se encontrar em maior quantidade deverá ser de uma tonalidade neutra. Como tonalidades neutras temos o branco, os tons naturais onde se incluem os cinzas, que são tonalidades sóbrias e elegantes por excelência. Todavia, isto não é uma regra, é apenas um conselho, visto que, em vez de um esquema de "combinação" também se pode decorar em esquema de "contraste" para criar espaços especiais.
Prosseguindo com os móveis
Linhas simples, rectas ou arredondadas mas suaves, estas são as características dos móveis modernos e elegantes. Deve evitar-se o uso de móveis demasiado elaborados e o material dos mesmos é também algo a considerar. Podem utilizar-se madeiras suaves evitando aquelas com os veios e nós demasiado marcados e que dão um ar mais rústico. Os móveis lacados são uma excelente opção, assim como os que integram vidro e aço.
Devemos utilizar apenas os móveis necessários, os quais podem ser funcionais e decorativos ao mesmo tempo. Manter a ordem sobre os mesmos é um detalhe que torna a elegância numa constante.
Para os tapetes evitam-se os estampados e utilizam-se de preferência os de cores lisas ou únicas. Aqui pode jugar-se com as texturas, com os brilhos e as formas mas mantendo sempre a uniformidade nas cores.
Os cortinados grandes podem "vestir" as janelas formando grande parte da superfície visível de uma parede. Os estores interiores são outra alternativa mais simples e leve para também vestir de forma elegante as janelas.
A iluminação e os complementos
Os ambientes bem iluminados são sempre mais agradáveis visulamente. Os candeeiros devem ser escolhidos cuidadosamente e utilizados apenas na medida do necessário. Mesmo que sejam de designs e tamanhos diferentes, o material deveria ser o mesmo para se conseguir uma certa uniformidade nestes objectos que cumprem também um papel na decoração.
No que diz respeito aos complementos ou apontamentos decorativos, é melhor ter um ou dois bem escolhidos e bem colocados, do que uma infinidade de objectos de cores e estilos diferentes. Podem utilizar-se objectos grandes como por exemplo um pote ou jarrão, uma escultura ou talvez uma série de pequenos objectos iguais dispostos em fila sobre uma prateleira, sobre uma mesa ou outro móvel.
gostei
ResponderEliminar