Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente, acusticamente e psicologicamente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, conferem estilo e marcam a identidade do local.
Há quem defenda que não existem regras quanto a distribuir e pendurar os quadros que escolhemos para as nossas casas, que tudo é possível, mas... não é bem assim. É sempre bom ter em conta algumas situações que acontecem e que, em vez de tornarem o ambiente agradável acabam por complicar as coisas.
Veja abaixo alguns exemplos e tente perceber o que está CERTO ou ERRADO ?
(antes de ver a resposta...)
Ambiente 1
E a resposta é....ERRADO ! Colocar um quadro sobre um espelho é de gosto duvidoso e ficou muito mal. Tanto o quadro como o espelho perdem toda a elegância e interesse, nem se aprecia um, nem outro. Além disso, o conjunto de quadros mais pequenos, à direita, estando colocados numa esquina da parede, deveriam estar mais baixos.
Ambiente 2
Neste caso temos um CERTO!
Esta é uma maneira simpática de organizar pequenas obras sobre uma cama. A prateleira branca, da cor da parede, foi muito bem escolhida. Não é necessário furar as paredes e pode-se mudar a disposição das obras sempre que se desejar. Para ficar perfeito... poderia apenas estar 30 cm mais baixa para não estar tão distante da cabeceira da cama e criar aquele vazio, ao mesmo tempo que está quase ao nível do candeeiro de tecto.
Ambiente 3
E aqui ? A montagem dos quadros sobre o sofá, reflecte um gosto muito pessoal e não está completamente errada. Revelam uma harmonia no tema, nas cores e nas molduras e a distibuição está feita com as distâncias correctas entre cada quadro. Será uma opção a escolher para quem gosta de simetria levada ao extremo. No entanto, deveriam estar mais baixos em relação ao sofá pois obrigam a levantar demasiado o olhar para se apreciar a colecção. Na parede da esquerda está outro erro e que é um quadro sózinho e pendurado demasiado alto... parece que ficou perdido. Este é um exemplo de como não colocar uma obra na parede e por isso é ERRADO.
Ambiente 4
Aqui temos outro ERRADO! Mais um exemplo de montagem alta e quadros pequenos demais para uma parede. As três obras, assim como o aparador, deveriam estar acompanhados de uma ou duas peças, organizadas de forma diferente.
Ambiente 5
Aqui, os dois quadros maiores foram bem posicionados. Como não há excesso de móveis, não há problema em ter os quadros mais perto do pavimento. Os quadros mais pequeninos, no chão, completam a cena. Este é um CERTO!
Ambiente 6
Mesmo numa sala como esta, com o pé-direito alto, o quadro deveria estar mais baixo, em relação ao sofá, com o eixo a 1,60m-1,70 m de altura. Como a parede é grande em ambos os sentidos, o ideal seria também optar por mais quadros. A opção por um só quadro, mesmo que grande, torna mesmo assim a parede muito nua e o quadro parece apenas perdido e como está alto em relação a todo o ambiente, fica muito deslocado. Optando por vários quadros mais pequenos mas bem distribuidos conseguia-se um ambiente mais harmonioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário