Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Significado das Flores - Quaresmeira

Q - Quaresmeira

A Quaresmeira tem este nome por florescer na época da Quaresma e apresentar tonalidades (roxo, rosa) que remetem à Paixão de Cristo e ao vestuário próprio da Igreja Católica que é usado nesse período. 

É originária da América do Sul e crescem em árvores que podem atingir 12 metros de altura ou arbustos de 2 metros de altura.

Esta flor é muito utilizada para ornamentar ambientes e pode também ser usada como essência floral, fornecendo força e vitalidade para o restabelecimento da vontade e do livre-arbítrio. Liberta a energia que atinge a alma, promovendo a concretização dos desejos. 

A Quaresmeira, é conhecida como ‘Olmo’ no hemisfério Norte e é uma árvore frondosa que possui poder místico que protege contra raios. Na Inglaterra dos tempos antigos, era associada aos duendes. Os santeros, da Santería,  utilizavam-na no lançamento de encantamentos mágicos e, segundo a sua mitologia, a primeira mulher sobre a terra foi criada de um olmo pelos deuses. 

Na medicina popular é usada para tratar de inchaços, tosses, doenças de pele e infecções venéreas.

Significado: a cor roxa, de algumas espécies de quaresmeira, simboliza a Paixão de Cristo e para alguns, é motivo de superstição. Símbolo da beleza e da abnegação, a Quaresmeira é a flor do amor incondicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário